A moda agora é Plus Size

História da Moda Plus Size

A história desse segmento evoluiu junto com os padrões de beleza e o termo “plus size” foi utilizado pela primeira vez em 1920 pela marca norte-americana Lane Bryant, que foi fundada em 1904 e segue em pleno funcionamento. Por volta da década de 20, Bryant percebeu uma grande lacuna no mercado: os grandes fabricantes simplesmente ignoravam as mulheres mais robustas, que precisavam recorrer a ateliês particulares. Os padrões de beleza mudam e se desenvolvem ao longo dos séculos, as mulheres que hoje são consideradas Plus Size já foram o ideal de corpo feminino em diversos períodos históricos. Durante a história, os corpos voluptuosos, com seios e quadris grandes eram símbolo de fertilidade e, por isso, os mais idealizados.

 

A expressão “mulheres plus size” foi usada pela primeira vez em 1953

Em um anúncio da marca Korrel, foi o divisor de águas marcando o momento exato onde o termo passou a ser aplicado para designar pessoas, um costume mantido até hoje.

Dados sobre o Plus Size

A moda Plus Size é um segmento em expansão no Brasil. De acordo com levantamento exclusivo do IEMI, já são ao menos 492 indústrias de confecção desenvolvendo coleções específicas para o setor.  Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size cresce cerca de 6% anualmente e movimenta cerca de R$ 5 bilhões, um mercado crescente e com muita voz. Já foi o tempo em que o padrão de beleza era ditado por mulheres altas e magras, agora está na moda ser você, assumir a sua identidade e o seu corpo. O termo “Plus Size” é mais que um nome ou manequim maior, é uma nova atitude, que traz sensualidade e orgulho das próprias formas e curvas.

Ana Carla, modelo Lux Models.

Bate-papo com modelo Plus Size

Hoje, vamos trazer para o blog um bate-papo com a Júlia Quadros, modelo plus size pela agência People, que vai contar um pouco da sua história e como a moda Plus Size entrou em sua vida, assim como a realização do sonho de ser modelo.

Reprodução: Júlia Quadrado/Instagram @juliaquadrado

Júlia, conta um pouco para nós sobre a sua jornada de Modelo Plus Size.

“Nunca imaginei trabalhar como modelo plus, minha vida mudou da água para o vinho depois que isso aconteceu, parece que uma nova Júlia nasceu. Tudo começou com o incentivo de um “ex-crush” que me mostrou algumas modelos plus size, ninguém menos que Ashley Graham e Fluvia Lacerda, eu achei elas lindas, não conhecia nada desse mundo e fiquei encantada.  Em 2016 participei do concurso Top Model Plus Size RS, o evento tinha 250 candidatas e cheguei até a fase final, fiquei em terceiro lugar na minha categoria. Foi minha primeira experiência com passarela, fotos e gravações. A partir desse concurso já começaram a me chamar para alguns Jobs, pois as organizadoras do evento nos indicavam para os trabalhos, elas continuam fazendo isso com o projeto Models Lab, dando consultoria para as new face plus size.”

 

 

Júlia agora que nós te  conhecemos um pouco, conta pra gente sobre sua caminhada para modelar. Como você via o cenário, existia um preconceito por você ser Plus Size?

Reprodução: Júlia Quadrado/Instagram @juliaquadrado

“Com certeza havia preconceito e ainda existe, mas estamos mudando, inserindo mais pessoas reais na moda. Ainda sinto a desvalorização da modelo plus size, como se fosse algo diferente das outras modelos, sendo que fazemos o mesmo trabalho e devemos receber cachês iguais. Um dos meus primeiros “Jobs grandes” foi para uma loja que tem no Brasil todo, com uma mega produção, eu senti muito preconceito. Na época ainda não era agenciada, tinha acabado de participar do concurso e fiquei com muita vontade de desistir. No dia das fotos já me senti deslocada, pois a loja não trabalhava com numeração plus size e as roupas não serviam. As que entraram ficaram apertadas e desconfortáveis. Era nítido que a loja estava forçando uma imagem de representatividade fazendo aquela campanha (querendo fat money), sendo que não tinha tamanhos maiores para vender  nas suas lojas. Algumas pessoas da produção de moda dessa loja, me trataram mal no dia, dizendo que eu deveria emagrecer e fazendo diversos comentários sobre meu corpo até o final do job. Na hora do almoço fiquei até com vergonha de comer perto delas e coloquei no prato uma saladinha e um pedaço de carne.Quando a campanha foi para o ar, eu estava super feliz, mesmo que não aparecendo tanto quanto as outras modelos (fazendo o mesmo trabalho), mas como era o primeiro, ainda não tinha essa percepção.O que mais me chateou neste trabalho foram os comentários gordofóbicos na internet. A publicação na página da loja tinha milhares de comentários, muitas pessoas
elogiando a campanha e outras falando coisas horrorosas de mim, aquilo me marcou muito.”

 

Reprodução: Júlia Quadrado/Instagram @juliaquadrado

Perguntamos para Júlia o que fez ela se transformar n esta mulher, modelo e influenciadora que ela é hoje, e sua resposta foi:– Eu sempre fui uma mulher cheia de personalidade, eu só estava escondida em algum cantinho dentro de mim, porque eu achava errado ser eu mesma.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui na Lux Models, acreditamos que a moda é para todos os gêneros, cores e formas, por isso nosso slogan é “transforme-se”, faça que nem a Júlia, liberte a sua pessoa interior. 

                                                                  

Reprodução: Júlia Quadrado/Instagram @juliaquadrado

E para finalizar, pedimos para que a Júlia fala um pouco para os meninos e meninas (jovens eadultos) também Plus Size que gostariam de entrar para o ramo dmoda e entretenimento e ela deixou a seguinte mensagem:
– A gente ainda vai enfrentar muitas dificuldades, nem tudo é um mar de rosas, mas para quem quer começar nessa carreira tem meu total apoio. Quanto mais pessoas nessa áre a representando a nossa causa melhor, eu super incentivo. Trabalhar nessa área faz um bem danado para a própria pessoa e para quem acompanha o trabalho dela.” 

 

 

 

 

 

 

E aí, o que você acha de libertar essa pessoinha que está dentro de você? A Lux Models está pronta para ajudar você a se transformar. Venha fazer parte do nosso casting, aqui você com certeza se encaixa, aliás como falamos, a moda é para todos! Vá até a página inicial e cadastre-se! Esperamos por você. 

Ana Carla, modelo Lux Models.

 

 

luxacademy
Lux Academy

FAÇA SUA

INSCRIÇÃO!